segunda-feira, 31 de agosto de 2009


Lawrence Alma-Tadema


Sir Lawrence Alma-Tadema,pintor de "Vitorianos em togas",foi um dos artistas mais bem sucedidos do século XIX.Era internacionalmente famoso e tão imensamente popular que rara era a sala de visitas vitoriana da classe média que não tivesse pelo menos uma cópia duma pintura de Alma-Tadema.Contudo,alguns anos após a sua morte foi completamente esquecido.


Lawrence (mais tarde mudou para o mais inglês Lawrence)Tadema nasceu a 8 de Janeiro de 1836,na pequena vila de Dronrijp,que se encontra aproximadamente a 3 milhas a oeste de Leeuwarden,na Hlolanda.Foi o sexto filho de Pieter Jiltes Tadema,um notário.É pouco claro quando e porque foi acrescentado o Alma ao seu útimo nome,mas era provavelmente o nome do padrinho.

Seu pai lhe dizia para ser um advogado,porém Lawrence não queria ser um advogado,queria ser
um artista.

Transformou-se num dos artistas mais famosos e melhor pagos do seu temmpo,reconhecido e recompensado tanto pelos governos do países eu ropeus.Em 1879,foi eleito membro efectivo da Royal Academy of Arts e em 1899 elevado à categoria de Cavaleiro pela Rainha Vitória.Entre
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~Antônio Canova~~

Expoente máximo da escultura neoclássica européia, Antonio Canova quis devolver à escultura a simplicidade e a pureza características da antiguidade.


Antonio Canova nasceu em Possagno, república de Veneza, em 1º de novembro de 1757. Órfão desde a infância, foi trabalhar como aprendiz no ateliê de Giuseppe Bernardi, também chamado Torretti, que lhe proporcionou uma formação eminentenente barroca.


Em 1779 mudou-se para Roma e estudou as grandes obras clássicas, que exerceram sobre ele profunda impressão. O grupo "Dédalo e Ícaro", realizado em seu próprio ateliê veneziano, foi a primeira obra a assinalar o abandono do estilo barroco.


Após dois anos de viagens, quando visitou Nápoles e as ruínas de Herculano e Pompéia, Canova regressou a Roma em 1781 e realizou a obra que lhe deu grande prestígio, "Teseu e o Minotauro", cuja perfeição anatômica foi possível graças a sua prática diária de desenho.


Recebeu depois a incumbência de realizar dois monumentos funerários, dos papas Clemente XIII e Clemente XIV, ambos em Roma.


Dessa época romana é também a escultura "Eros e Psiquê", da qual realizou duas versões, uma conservada em Paris e outra em São Petersburgo. Nela o artista demonstrou total domínio da estética clássica, sobretudo na textura que deu à pele das figuras e na espontaneidade do panejamento.


Quando Roma foi invadida pelos franceses, Canova transferiu-se para Viena, mas em 1802 aceitou o convite de Napoleão para pintar, em Paris, retratos do imperador e de sua família, idealizados à maneira das esculturas romanas.


Essa característica se pode observar em "Paulina Borghese como Vênus vencedora", e nas duas estátuas de Napoleão -- uma em bronze e outra em mármore -- nu e de corpo inteiro, completadas em 1811.


A convite do papa, depois da queda definitiva de Napoleão, Canova regressou a Paris, onde conseguiu a devolução das obras de arte italianas confiscadas durante a invasão napoleônica, fato que lhe valeu o título de marquês de Ischia.


Antonio Canova faleceu em Veneza em 13 de outubro de 1822. Embora sua obra -- como a de todos os neoclássicos -- tenha sido acusada de fria, mais tarde a crítica do século XX reconheceria nele um escultor acadêmico de suma maestria e elegância


Alice Sei Hee Kim /número:01/turma:5D

Nenhum comentário:

Postar um comentário