terça-feira, 1 de setembro de 2009

Portrait of Lily Damita -c. 1925/26 , oil on canvas, 195x130 cm , Private collection
Kees van Dongen

Cornelis Theodorus Maria van Dongen,nasceu em 1877 e faleceu em 1968, ele é conhecido como Kees van Dongen , de origem holandesa, adotou rapidamente as idéias dos fauvistas Manguin, Derain e Matisse, que conheceu em Paris. Depois de estudar na Academia de Roterdã, Van Dongen mudou-se para Paris, paracontinuar seus estudos de pintura.
Em 1902, pintou seu primeiro retrato fauvista. Dois anos depois, participou do Salão dos Independentes e começou a trabalhar junto com Vlaminck e Derain. Vollard, marchand e dono de galeria, se interessou muito com sua obra e organizou sua primeira exposição individual.
Convidado pelo grupo Die Brücke, viajou para Düsseldorf, onde expôs suas obras junto com as dos expressionistas. Mais tarde viajou para Espanha, Marrocos, Itália e Egito em busca de novas motivações.
A partir de 1932 morou tanto em Mônaco quanto em Paris. Em 1962 expôs suas obras mais fauvistas nas exposições Le Fauvisme Français e na inauguração do Expressionisme Allemand, organizadas em Paris e Munique.
Seu talento e sucesso artístico o levou a uma vida deslumbrante.

-Mariana nº 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário